LITERATURA DE GRAXAS – ÓLEO BASE

Gostou? compartilhe!

LITERATURA DE GRAXAS – ÓLEO BASE

Óleo base
O óleo base refere-se ao óleo contido na graxa, que fornece a lubrificação durante a operação. A base das graxas normalmente são óleos minerais. Óleos sintéticos podem ser utilizados para várias aplicações específicas, tais como graxas usadas em temperaturas extremamente altas ou baixas. O óleo base geralmente constitui mais de 70% da composição da graxa.

Viscosidade do óleo base
A viscosidade é a medição das características de escoamento de um fluído que é normalmente expressa em termos do tempo requerido para uma quantidade padronizada de fluido começar a fluir a uma temperatura determinada através de um orifício padronizado. Visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura, a temperatura à qual ela é medida deve ser sempre mencionada. A viscosidade dos óleos base é sempre indicada em valores de viscosidade cinemática, com forma abreviada de cSt, a 40 °C e com freqüência em mm2/s que, à 40 °C, é denominada cst(centistoke) e medida também a 100 °C.

Aditivos
Os aditivos são utilizados para proporcionar características adicionais à graxa, tais como proteção contra desgaste, corrosão e redução do atrito, para impedir a ocorrência de danos quando o rolamento trabalha sob condições limítrofes ou mistas de lubrificação.

Tabela de compatibilidade entre óleos de base

Imagem de Mecflux



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MECFLUX