A importância do Fluido de Corte

Gostou? compartilhe!

A importância do Fluido de Corte

fluido de corte é aquele líquido aplicado na ferramenta e no material que está sendo usinado, com a finalidade de facilitar a operação do corte. Os fluidos de corte são utilizados na indústria com a função de refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidação e limpar a região da usinagem.

Após refrigerar a ferramenta e a peça, o fluido cai para a mesa onde é recolhido por canais e levado por meio de um tubo para o reservatório. Assim, a bomba aspira novamente o fluido para devolvê-lo sobre a ferramenta e a superfície do trabalho. O fluido pode ser sólido, líquido e gasoso e está dividido em três grupos: óleos de corte integrais, óleos emulsionáveis ou solúveis e fluido de corte químico.

Para um melhor desempenho do fluido de corte recomenda-se armazená-lo em local adequado e limpo, para não ficar contaminado. Ele pode ser limpo por meio de decantação e filtração. A aplicação do fluido deve ser na ponta da ferramenta evitando o choque térmico e a distorção. Os cuidados não devem se restringir apenas aos fluidos, mas também precisam ser estendidos aos operadores que o manipulam.

Veja alguns cuidados importantes:
– Manter o fluido e a máquina limpos.
– Instalar protetores contra salpicos.
– Usar um avental a prova de óleo.
– Lavar as áreas da pele que entrem em contato com o salpico.
– Aplicar creme protetor nas mãos e nos braços.
– Tratar e proteger imediatamente cortes e arranhões.

A escolha do fluido de corte influencia diretamente na qualidade do acabamento das peças, na produtividade, nos custos operacionais e também na saúde dos operadores e no meio ambiente. O uso correto no processo de usinagem pode trazer muitos benefícios na qualidade e na produtividade.

Precisa reduzir os custos de produção? Um fluído de corte de boa qualidade diminui os valores gastos com manutenções e ferramentas.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MECFLUX