Formação de espuma em lubrificantes

Gostou? compartilhe!

Formação de espuma em lubrificantes

O QUE É?
A formação de espuma é o conjunto de pequenas bolhas de ar que se formam e se acumulam na superfície de um fluido, chegando até mesmo a vazar para fora da máquina, em alguns casos mais graves, por meio de visores, varetas de nível, respiradouros, etc.

Esse tipo de problema acontece frequentemente em sistemas lubrificados por óleo, e dependendo do caso, pode até ser considerado normal, porém o mais importante não é impedir a formação de espuma e sim como fazer com que desapareça.

POSSÍVEIS CAUSAS?
A presença de ar acaba dificultando a troca de calor do lubrificante, oxida o óleo, forma cavitação, reduz propriedades físicas e químicas do óleo provocando falhas em sistemas hidráulicos, redutores, turbinas hidráulicas, a vapor ou a gás, entre outros equipamentos.

As possíveis causas dessas formações são diversas, entre elas destacam-se a contaminação por partículas sólidas, água, graxa, problemas mecânicos, excesso de lubrificante no reservatório e até mesmo contaminação cruzada do óleo lubrificante com outros tipos de óleos.

COMO RESOLVER?
Para determinar a causa raiz desse problema, uma análise laboratorial do óleo deverá ser realizada com solicitação de ensaios de tendência de formação e de estabilização de espuma, além das possíveis contaminações relacionadas, e aí sim, partir para ação de correção adequada a causa.

Além disso, investigar alterações na aparência, presença de elementos inesperados, aumentos significativos na contaminação por água ou outras partículas. Lembrando ainda, que é sempre indicado que o fluido se encontre com uma boa higienização para evitar estas possíveis contaminações.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial MECFLUX www.mecflux.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×