Sistemas hidráulicos que operam sob pressão, estão sujeitos a apresentarem vazamentos em juntas, vedações e mangueiras. No caso de o equipamento estar operando com elevadas temperaturas e presença de fontes de ignição, como é comum em diversas aplicações em siderúrgicas, fundições, turbinas e usinas de energia, por exemplo, um vazamento pode resultar em um incêndio e/ou explosões. Afim de sanar este risco, manter a produtividade e confiabilidade dos processos industriais, recomenda-se a utilização de fluidos hidráulicos resistente ao fogo.

Dados mostram que entre 1995 e 2001, houveram cerca de 700 incêndios em turbinas, acarretando danos que poderiam ter sido reduzidos utilizando um fluído hidráulico resistente ao fogo.

Estima-se que o uso de fluidos hidráulicos resistente ao fogo poupou mais de 500 vidas no período.

Depoimento de usuário de fluído hidráulico resistente ao fogo:

Somos usuários de fluido hidráulico resistente ao fogo, recentemente tivemos um vazamento em nosso sistema hidráulico devido à uma falha de soldagem no niple em uma válvula de controle. O óleo derramado caiu sobre o corpo da válvula que estava à temperatura de 425°C, produzindo uma grande quantidade de vapor de óleo, porém não houve chama.

Uma aplicação onde é imprescindível o uso de fluidos hidráulicos resistente ao fogo, é em válvulas de controle eletro hidráulico, que controlam o fluxo de vapor em turbinas. No caso da utilização de um óleo convencional, a ocorrência de um vazamento de óleo, a elevada temperatura pode provocar uma explosão de grandes proporções.

Os tipos de óleos hidráulicos resistente ao fogo são:

O fato de fluidos hidráulicos resistentes ao fogo poderem ter origem de diferentes compostos químicos, torna muito importante certificar-se da compatibilidade do equipamento, tintas e vedações com o fluído a ser utilizado, pois o produto escolhido, pode atacar ou ser incompatível com certos materiais. Também não é recomendado a misturas de diferentes tipos de fluidos hidráulicos resistente a chama, entre si.

Estando alinhado a compatibilidade do fluido hidráulico resistente a chama com o equipamento, os benefícios são imensos quando comparados ao uso de óleos hidráulicos convencionais, por exemplo:

  • Alguns tipos de fluidos hidráulicos resistente ao fogo são biodegradáveis. (Comprovado pelo teste OECD 301C).
  • Alguns possuem certificação FM – Factory Mutual.

A FM Global é uma seguradora americana de abrangência global cujo foco principal é a gestão do risco, de tal forma que possam oferecer aos seus clientes confiança e tranquilidade com relação à continuidade de funcionamento de seus negócios, ativos, investimentos, serviços, etc.

Dentre os vários serviços da FM encontra-se a certificação de produtos que possam reduzir os riscos de incêndio de edificações.

  • Alguns fluidos hidráulicos resistentes ao fogo, possuem características físico químicas superiores a óleos lubrificantes comuns. Como índice de viscosidade, FZG, alta filtrabilidade, elevado poder lubrificante, e logicamente resistência à elevada temperatura, comprovada por testes de ponto de fulgor, hot manifold e autoignição.

A utilização de fluidos hidráulicos resistentes ao fogo é garantia de segurança e produtividade, seu uso preserva vidas e equipamentos.

Nós da MecFlux podemos lhe ajudar a encontrar o produto ideal para sua aplicação, entre em contato conosco, teremos a maior satisfação em atendê-lo!